Menu principal
 

A biblioteca do campus Luzerna atende a comunidade acadêmica, composta pelos alunos, professores e servidores de todas as unidades do IFC, bem como à comunidade local, sendo que esta última apenas pode consultar o acervo localmente.

Conta a biblioteca com um catálogo on line sendo possível o usuário realizar diversas operações remotamente.

Consulta ao acervo

Está disponível no ambiente da biblioteca um computador para consulta on line ao acervo. Este (o acervo) é de acesso livre podendo os usuários pessoalmente retirarem os livros das estantes.

Aos que preferirem, ou por necessidade, poderão solicitar auxílio ao pessoal da biblioteca na localização do material que desejarem consultar ou retirar por empréstimo.

A biblioteca utiliza o software Pergamum para gerenciar o acervo e os demais serviços administrativos referentes ao mesmo, tais como: cadastro de usuários, gerenciamento de empréstimos e devoluções, entre outros.

No quesito periódicos a biblioteca é assinante do Portal de Periódicos da CAPES. Este portal disponibiliza milhares de artigos em texto integral para consulta e cópias.

Pergamum

Pergamum

Portal de Periódicos da CAPES

Periodicos

Empréstimo domiciliar
A biblioteca oferece empréstimo domiciliar somente à comunidade acadêmica, desde que o usuário esteja devidamente cadastrado no sistema.

Este cadastramento é feito no local, onde serão solicitadas informações como: identificação, endereço e outros.

Renovação de empréstimo
O material emprestado poderá ter seu prazo de empréstimo ampliado através da renovação, a qual pode ser feita localmente, ou on line, desde que o mesmo material não tenha sido solicitado por outro usuário e que o solicitante da renovação não tenha impedimentos como: livros atrasados e débitos de multas acima do permitido.

Reserva de materiais
Obras
constantes do acervo, mas que foram todas retiradas, poderão ser reservadas on line ou solicitadas aos atendentes. Quando da nova disponibilização da mesma pela devolução por um dos usuários, o solicitante receberá por e-mail um aviso de que um exemplar o está aguardando para retirada por 48 horas. Não sendo retirada a obra, a reserva será cancelada após este período.

Empréstimo entre bibliotecas

A biblioteca disponibiliza consulta e empréstimos de materiais disponíveis nas outras bibliotecas do Sistema de Bibliotecas do IFC – SiBi.

Através do software Pergamum todas as bibliotecas dos campi que integram o IFC estão conectadas em um único banco de dados possibilitando aos usuários vislumbrarem em sua buscas os materiais disponíveis também nas outras bibliotecas em um mesmo ambiente.

Para acessar aos materiais que não integram o acervo da biblioteca do Campus Luzerna o usuário da comunidade acadêmica apenas deve, através do Pergamum, solicitar à biblioteca detentora do material o seu empréstimo.

Este material será remetido à Luzerna e um e-mail informará o usuário da chegada e da disponibilidade do mesmo.

Também neste caso o período para retirada é de até 48 horas após remetido o aviso.

Acesso à internet
São disponibilizados no ambiente da biblioteca computadores para a consulta ao catálogo e para uso em pesquisas acadêmicas e outras atividades de interesse dos usuários, desde que dentro do bom senso e dos bons costumes.

A biblioteca conta também com acesso à Internet em vários pontos de acesso por cabo e também por wi-fi,

Serviço de referência
É o apoio aos usuários para o uso e exploração na utilização dos recursos informacionais disponíveis na Biblioteca e às fontes de pesquisa existentes, tais como, catálogos, bases de dados, Internet, entre outros.

Armários

Como, por segurança do acervo, não é permitido aos usuários entrar na biblioteca com bolsas, mochilas, cases e outros recipientes em que se possam portar os materiais da biblioteca, para conforto dos mesmos são disponibilizados armários com chaves para guarda desses utensílios fora da área de circulação interna da biblioteca.